À CONVERSA COM OS ARQUITETOS RESPONSÁVEIS PELAS INTERVENÇÕES DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NOS NOSSOS EDIFÍCIOS

O Fundo Ambiental do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) aprovou três candidaturas de melhoria da eficiência energética apresentadas pelo TNSJ, E.P.E., que se traduzem num financiamento de três milhões e quinhentos mil euros. Três dos nossos edifícios vão ser intervencionados, tornando-se assim mais sustentáveis: o Mosteiro de São Bento da Vitória, o Teatro São João e o Atelier de Guarda-Roupa e Adereços, localizado na rua da Porta do Sol.

Dada a singularidade arquitetónica de dois destes edifícios e a necessidade de preservação das suas identidades na reabilitação e intervenção, os projetos de execução das medidas de melhoria de eficiência energética foram entregues a uma equipa de arquitetos de reconhecido mérito e experiência profissional na área do Património Cultural. Os arquitetos Carlos Guimarães e Luís Soares Carneiro coordenam a operação no Mosteiro de São Bento da Vitória, enquanto Maria João Marques e Paulo Freitas são responsáveis pelas intervenções no Teatro São João.

Numa conversa informal, os arquitetos deram a conhecer algumas das intervenções a realizar nos três edifícios, destacando a eficiência energética e os benefícios daí resultantes para a conservação dos mesmos, para o conforto generalizado dos utilizadores e para a melhoria do desempenho energético e ambiental.

As entrevistas decorreram no Salão Nobre do Teatro São João. Brevemente disponibilizaremos excertos em vídeo destas conversas.

_

27 de fevereiro de 2024