O Teatro Nacional São João acolheu, no dia 29 de novembro, uma masterclass da fotógrafa e cineasta Nan Goldin. Numa iniciativa da Universidade Lusófona do Porto, a artista norte-americana foi distinguida com o grau de doutoramento honoris causa e convidada da 12.ª edição do festival de cinema Multiplex.
Perante uma sala repleta de estudantes e admiradores, Nan Goldin conduziu uma masterclass onde desfilou imagens de algumas reconhecidas séries de fotografias, como The Ballad of Sexual Dependency (1980-1986), a sua sequência mais famosa. Ao longo de duas horas, a artista, que se mostrou encantada com o Teatro São João, abordou temas como a crise do HIV, o consumo de drogas e a comunidade LGBTQI+ nos anos 70, a partir da sua obra autobiográfica.
Nascida em 1953, em Washington D.C., Nan Goldin destaca-se por documentar a sociedade e as pessoas que a rodeiam, tendo-se capturado a si própria e a amigos em momentos de vulnerabilidade física, emocional e sexual. Defensora da fotografia como instrumento político de testemunho e de transformação social, Nan Goldin tornou-se através da arte uma ativista pelos direitos humanos.
–
30 de novembro de 2022