No dia 9 de janeiro, o cenógrafo e especialista em tecnologias de palco tradicionais, Jerôme Maeckelbergh, propõe uma palestra sobre as possibilidades das tecnologias históricas do teatro nas produções dos nossos dias. Intitulada Back to the Future of Heritage Theatre Technology, é aberta a todos os profissionais e estudantes da área do espetáculo.
A palestra, em língua inglesa, está integrada na ação de formação sobre maquinaria de cena que Jerôme Maeckelbergh promove no Teatro Carlos Alberto, entre 6 e 9 de janeiro. As inscrições na palestra (aqui) são gratuitas até à lotação da sala.
Jerôme Maeckelbergh (1945) estudou Belas Artes (Pintura e Escultura), mas numa mudança de carreira não planeada tornou-se cenógrafo. Trabalhou como freelancer cerca de 17 anos, até se tornar chefe de Cenografia do Royal Youth Theatre (KJT), na Antuérpia (Bélgica), em 1991, e chefe de Design, em 1993. Concebeu mais de 50 produções, entre peças teatrais e musicais, e criou adereços, máscaras e esculturas para outras tantas produções.
Foi premiado pelo desenho de Rashomon, de Kanin, em 1980, por Édipo, numa versão dramatizada de Hugo Claus, em 1981, e por Os Possessos, de Albert Camus, em 1984. Demitiu-se do Royal Youth Theatre em 2000, continuando a ser o representante de cenografia da Bélgica na Organização Internacional de Cenógrafos, Arquitetos e Técnicos de Teatro (OISTAT).
_
7 de janeiro de 2025