Bambolina!: TNSJ lança nova série de vídeos do seu dicionário performativo de teatro

Bambolina! é um dicionário performativo, feito de palavras ditas, explicadas e representadas por quem as vive por dentro. Começou a ser construído em abril de 2020, no contexto da suspensão generalizada da atividade artística motivada pela pandemia de Covid-19. Nessa altura, o TNSJ convidou doze atores a usar o palco e os bastidores do então quase desabitado Teatro São João para gravar as primeiras dezenas de verbetes deste Glossário Intempestivo. Nele, cabem termos técnicos, conceitos, jargão, o teatro como prática, ou o teatro como história.

Mais de quatro anos após a sua criação, o Bambolina! já reúne mais de 80 verbetes. Desses contributos, relevamos aqueles gravados pelo encenador Carlos Pimenta, o ensaísta José Bragança de Miranda, o tradutor António M. Feijó, o escritor Jacinto Lucas Pires e a atriz Luísa Cruz. Mas este vídeo-dicionário de teatro é um projeto sempre em curso. Nos contributos mais recentes, contamos com a participação dos encenadores Maria João Vicente e Nuno M Cardoso, das atrizes Rita Reis e Matilde Cancelliere, do sonoplasta Francisco Leal, do aderecista do TNSJ Guilherme Monteiro e da intérprete de Língua Gestual Portuguesa Marisela Simões.

O que é um “palco? E um “ensaio corrido”? Como definir “sonoplastia”? Onde fica a “teia”? Quem é Ubu? O que faz o intérprete de LGP? Para que servem os “adereços”? Gravar em imagens palavras como estas foi outrora uma outra forma de dizer que o Teatro Nacional São João continuava a fazer teatro. E, porque as boas ideias são para manter, continuamos a dizê-lo e a fazê-lo.

Os vídeos do Bambolina!, Glossário Intempestivo de Teatro estão disponíveis nas redes sociais (Instagram e Facebook) do Teatro Nacional São João.

_

12 de dezembro de 2024