Revelada programação do Teatro Nacional São João para a temporada janeiro–julho 2025

O Teatro Nacional São João revelou esta quinta-feira, dia 19 de dezembro, a programação artística para o período entre janeiro e julho de 2025. A sessão de apresentação decorreu no palco do Teatro São João, onde Pedro Sobrado, presidente do Conselho de Administração, e Nuno Cardoso, diretor artístico, apresentaram à imprensa as próximas produções próprias, coproduções, digressões, projetos educativos e demais iniciativas do TNSJ.

A nova temporada arranca a 8 de janeiro, no Teatro São João, com o regresso do espetáculo Fado Alexandrino, de António Lobo Antunes, com encenação e adaptação cénica e dramatúrgica de Nuno Cardoso. No Teatro Carlos Alberto, o arranque é a 15 de janeiro com Frágua de Amor, de Gil Vicente, um espetáculo musical encenado por António Augusto Barros. Ainda em janeiro, o São João recebe a nova criação de Marco Martins, A Colónia, e o Teatro Carlos Alberto Guião Para um País Possível, o mais recente espetáculo de Sara Barros Leitão.

Numa programação que contempla a apresentação de 24 espetáculos nos palcos do Teatro São João e do Teatro Carlos Alberto – entre eles quatro produções do TNSJ e 14 coproduções –, destacam-se as duas novas criações da casa. Em 2025, o TNSJ leva à cena a obra-prima de William Shakespeare, Hamlet, numa encenação de Nuno Cardoso. A peça estreia-se a 3 de abril no Teatro São João. A segunda nova produção própria da temporada procura assinalar o quinto centenário do nascimento do poeta Luís de Camões. Esta temporada, o São João continua a celebrar a efeméride com Babel, um espetáculo dirigido por Nuno Cardoso, que parte de Os Lusíadas. A estreia é no dia 10 de junho.

O caderno de programação janeiro–julho 2025 está disponível aqui.

Conheça neste vídeo a nova programação do Teatro Nacional São João.

_

19 de dezembro de 2024