CONCURSO INTERNACIONAL PARA A DIREÇÃO ARTÍSTICA DO TEATRO NACIONAL SÃO JOÃO

O Teatro Nacional São João divulgou o regulamento do novo concurso internacional para a direção artística, na sequência de um concurso que, no final de 2024, deixou o lugar vago na estrutura orgânica.

O novo concurso contempla um calendário mais favorável para o desenvolvimento e apresentação de candidaturas, que deverão ser submetidas entre 1 de abril e 31 de maio, sendo selecionados, no máximo, cinco candidatos para posterior entrevista. Para além de um currículo descritivo e detalhado, as candidaturas devem incluir uma carta de motivação e de apresentação programática para o desempenho do cargo, que considere a missão e as orientações estratégicas enunciadas na Carta de Missão do TNSJ anexa ao regulamento do concurso. A deliberação final será tomada até ao dia 1 de outubro.

Das orientações estratégicas definidas para o próximo mandato da direção artística, salientam-se a valorização da produção própria, a divulgação dos repertórios e o estímulo às novas escritas, a ênfase na formação e na direção de atores, o aprofundamento da responsabilidade social da instituição, bem como o desenvolvimento da vocação internacional do TNSJ e a sua afirmação como polo de conhecimento e pensamento.

De acordo com as alterações aos estatutos dos teatros nacionais, promovidas pelo Ministério da Cultura em 2023, o mandato da nova direção artística do Teatro Nacional São João terá a duração de quatro anos, com a possibilidade de duas renovações, por iguais períodos, e a sua designação pelo Ministério da Cultura passa a ser precedida de um concurso internacional.

O júri do concurso, designado pelo Ministério da Cultura, é composto por Pedro Sobrado (presidente do conselho de administração do TNSJ e presidente do júri), Cláudia Leite (vogal do conselho de administração do TNSJ), Alexandra Moreira da Silva (professora e investigadora teatral), Rui Lage (escritor) e Salvador Santos (produtor teatral e gestor cultural).

A última direção artística do Teatro Nacional São João foi assumida por Nuno Cardoso (2019-2024), que sucedeu no cargo a Nuno Carinhas (2009-2018) e a Ricardo Pais (2002-2009). Até à conclusão do novo concurso, o Ministério da Cultura determinou que a execução da programação artística é assegurada internamente pelas equipas do TNSJ.

As candidaturas devem ser apresentadas em português ou inglês e submetidas exclusivamente por via eletrónica para o endereço concurso.da@tnsj.pt.

O regulamento do concurso, incluindo a Carta de Missão do TNSJ, está disponível aqui: CONCURSO INTERNACIONAL PARA SELEÇÃO DA DIREÇÃO ARTÍSTICA DO TEATRO NACIONAL SÃO JOÃO.

Anexo - Autorização para Registo de dados.

_

21 de março de 2025