TNSJ acolheu a Assembleia Geral da União dos Teatros da Europa

A pretexto da Conferência Internacional de Dramaturgia, que decorreu entre os dias 5 e 7 de dezembro no Teatro Carlos Alberto, o TNSJ acolheu a Assembleia Geral da União dos Teatros da Europa, no dia 8 de dezembro. Foi a quarta vez que este evento se realizou na cidade do Porto desde 2003, ano em que o São João integrou esta rede que reúne atualmente 24 membros, entre eles alguns dos mais relevantes teatros públicos do espaço europeu.

A Assembleia Geral da UTE culminou quatro intensos dias de debate, em que se procurou refletir sobre o papel do teatro e da dramaturgia nos dias de hoje. Nesta reunião, o romeno Gábor Tompa, diretor artístico do Hungarian Theatre of Cluj, na Roménia, foi reeleito presidente da União dos Teatros da Europa por mais dois anos, assumindo o terceiro mandato à frente da organização. Foram também eleitos os novos membros do Conselho de Administração da UTE.

Nos últimos anos, Gábor Tompa protagonizou uma renovação no seio da UTE, impulsionando com a sua equipa a adesão de novos membros, nomeadamente o Teatre Nacional de Catalunya (Espanha) e o Hungarian National Theatre (Hungria), e o regresso de outros. Simultaneamente, para além de fomentar os intercâmbios entre os teatros membros da rede, Tompa promoveu o regresso do festival de teatro da UTE, realizado de dois em dois anos no palco de um dos seus teatros membros. Desde que assumiu a presidência desta rede, foram organizados três festivais: em 2019, na Roménia, no Hungarian Theatre of Cluj; em 2021, em Salónica, na Grécia, no National Theatre of Northern Greece; e em 2023, no Porto, no Teatro Nacional São João, que foi palco e coprodutor do festival Finisterra.

À semelhança da Conferência Internacional de Dramaturgia, que contou com quase 200 participantes ao longo de três dias, a Assembleia Geral da UTE foi especialmente participada, tendo reunido presencialmente representantes da generalidade dos vários teatros membros. A representar o TNSJ, e enquanto anfitriões, estiveram presentes o presidente do Conselho de Administração, Pedro Sobrado, e o diretor artístico, Nuno Cardoso.

_

10 de dezembro de 2024