Espetáculos de fim de semana do São João passam a realizar-se de manhã

Vivemos tempos estranhos – porque não torná-los um pouco mais estranhos? A partir deste sábado, os espetáculos de fim de semana do Teatro Nacional São João (TNSJ) passam a realizar-se durante o período da manhã. Esta alteração visa a observância do recolher obrigatório decretado pelo Governo para vários concelhos do país, nos quais se inclui o do Porto, procurando garantir a realização dos espetáculos programados.

Assim, ao sábado e ao domingo, todas as récitas dos espetáculos da programação do São João passam a decorrer a partir das 10 e das 11 horas da manhã, à exceção de um: Os Meus Sentimentos, um dos quatro solos do ciclo Este é o Meu Corpo, de Mónica Calle, espetáculo de seis horas que terá início às 6 horas da manhã de 21 e 22 de novembro. Um espetáculo madrugador, para aqueles que prolongam a noite na manhã seguinte, ou que se levantam com “o galo, o clarim da manhã, que desperta o deus do dia”, como se diz no Hamlet de Shakespeare. O início das sessões em dias da semana já havia sido recentemente alterado para as 19 horas.

O São João vai também reforçar as medidas de prevenção, de forma a garantir a segurança e o conforto de todos, ao implementar a medição da temperatura corporal dos espectadores à entrada para os espetáculos. O minucioso Plano de Contingência que desenvolvemos considera um conjunto de procedimentos que inclui já, entre outras medidas, a redução considerável da lotação das salas e a sua desinfeção completa, antes e após cada sessão, através de um sistema de nebulização certificado. O TNSJ foi o primeiro teatro público a merecer o reconhecimento da APCER – Associação Portuguesa de Certificação, que o distinguiu com a marca COVID SAFE.

Para além de representar uma experiência quase inédita no projeto artístico do São João, o agendamento de récitas matinais nos espaços à sua responsabilidade assegura que, reorganizando meios e equipas, o São João vai continuar a cumprir com a sua missão de serviço público, fazendo teatro e promovendo a criação artística.

Pode consultar aqui os novos horários dos nossos espetáculos.

_
10 de novembro de 2020