Teatro Nacional São João atribui primeiras bolsas a artistas ucranianos

O programa Ucrânia – Palco Livre, promovido pelo Teatro Nacional São João após ter deflagrado a guerra na Ucrânia, já atribuiu sete bolsas artísticas a profissionais da cultura ucranianos refugiados em Portugal. A primeira seleção de participantes do programa é composta por três atrizes, uma fotógrafa de cena, um videasta, uma pianista e uma bailarina e professora de dança. Neste momento, há outras candidaturas em análise, estimando-se que, até ao final de maio, esteja atribuído um total de dez bolsas.

Os primeiros participantes de Ucrânia – Palco Livre começaram já a desenvolver projetos no quadro da programação do São João (desde o registo fotográfico de espetáculos à colaboração no processo de criação de uma produção do Teatro Nacional São João como Ensaio Sobre a Cegueira). Em breve, vão também criar workshops e atividades no âmbito do Centro Educativo do São João (a pensar na comunidade escolar, mas também na comunidade ucraniana na região), para além de poderem ainda integrar projetos desenvolvidos no seio do próprio programa.

O programa Ucrânia – Palco Livre tem dois eixos fundamentais: a atribuição de bolsas de criação artística a profissionais ucranianos de teatro (mas não só) e a integração de atores e atrizes e outros profissionais de áreas técnico-artísticas teatrais na atividade do Teatro Nacional São João, nomeadamente nos seus projetos de produção.

Com este programa, o São João pretende promover a integração de artistas e outros profissionais da cultura ucranianos recém-chegados a Portugal numa estrutura de produção estável e abrir um espaço de programação que lhes permita retomar a atividade artística no seu país de acolhimento.

O projeto dispõe, neste momento, de um orçamento de 75 mil euros, contando com o envolvimento de empresas e de outras entidades, como são os casos do Super Bock Group, da Simoldes Plastics, do Grupo Continental e da Fundação GDA.

Os possíveis interessados em associar-se a este projeto podem contactar o Teatro Nacional São João através do endereço eletrónico freestage@tnsj.pt.

_

18 de maio de 2022.