Na semana em que se celebra o Dia Mundial do Teatro, o Teatro Nacional São João (TNSJ) disponibiliza online os Manuais de Leitura editados desde 2003. Ao longo de quase duas décadas, os Manuais de Leitura do TNSJ, que acompanham as produções da programação do Teatro, têm promovido a formação dos seus públicos através da publicação de textos críticos sobre as peças e os seus autores, de entrevistas com encenadores ou de notas sobre os ensaios dos espetáculos. Esta iniciativa enquadra-se num programa variado que o TNSJ dedicou às comemorações do Dia Mundial do Teatro, que se assinala esta sexta-feira.
O lote de Manuais colocado agora à disposição do público inclui mais de 30 volumes de produções TNSJ. A longa lista de autores que contribuíram com textos inéditos inclui, entre tantos outros, nomes como Paulo Eduardo Carvalho, João Barrento, António Sousa Ribeiro, Vera San Payo de Lemos, Alexandra Moreira da Silva, Francisco Luís Parreira ou Frederico Lourenço, mas também os poetas Tolentino de Mendonça, Alberto Pimenta, Daniel Jonas, Regina Guimarães, Ana Luísa Amaral e João Luís Barreto Guimarães e académicos como Fernando Cabral Martins, José Augusto Cardoso Bernardes, Fernando Matos Oliveira ou Pedro Eiras.
Para além dos textos inéditos, os Manuais de Leitura destacam-se também pelas conversas que promovem entre figuras como o Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, António M. Feijó, e o encenador Ricardo Pais, que se juntaram para debater sobre os espetáculos Castro e um Hamlet a mais, dupla a que se juntou a escritora Luísa Costa Gomes, na conversa publicada no Manuel de Leitura de UBUs.
Em 2017, o próprio António M. Feijó descreveu os Manuais de leitura como “quase monografias sobre as peças” do TNSJ. Antes disso, no jornal Público, já Luís Miguel Queirós considerara que, para além do esforço editorial que a Coleção TNSJ/Húmus representa, a produção dos Manuais de Leitura impõe o reconhecimento do “estatuto de instituição cultural relevante por direito próprio” às edições do TNSJ.