Corpo diplomático TNSJ ou como lhe queiram chamar

A jornalista e escritora Anabela Mota Ribeiro, o ator e programador cultural Mário Moutinho e a Vice-Reitora para a Cultura da Universidade do Porto Fátima Vieira são os três emissários do Corpo Diplomático do Teatro Nacional São João para os meses que rematam a temporada 2023-2024.

A diplomacia é a continuação da amizade por outros meios. Os diplomatas são uma antena, um amplificador, uma memória. Transmitem uma perceção multiforme da nossa programação, da nossa história, da nossa missão. Um corpo residente de figuras públicas espirituosas? “A diplomacia tem feito do espírito quase um método”, escreveu o romancista (e diplomata!) Eça de Queirós. “Ser espirituoso é metade de ser diplomata.”

Os novos embaixadores juntam-se assim ao poeta João Luís Barreto Guimarães, à atriz Carolina Amaral, ao comentador político Pedro Marques Lopes e à empresária Francisca Van Zeller, os primeiros quatro embaixadores do TNSJ para esta temporada.

Os testemunhos de Anabela Mota Ribeiro, Mário Moutinho e Fátima Vieira podem ser lidos no caderno de programação janeiro-julho 2024.

_

24 de janeiro de 2024