Na sua mais recente criação, Olga Roriz toma as dores do mundo e procura um lugar de paz. O espetáculo da coreógrafa portuguesa integrava o ciclo Dancem!, que foi suspenso após o encerramento de portas das salas de espetáculos. No entanto, à semelhança de Sons Misteriosos, de Sofia Dias e Vítor Roriz, espetáculo do mesmo ciclo que também será transmitido em breve, Autópsia vai estar disponível online – este sábado, a partir das 21 horas.
Autópsia interioriza nos solos iniciais dos seus intérpretes toda a dor causada por mão humana inscrita em seis paisagens do planeta, de Chernobyl à Antártida. Neste espetáculo a dança emerge como processo de dissecação do “mal-estar de cada um de nós”, oferecendo-se como possibilidade de salvação. É Olga Roriz quem o diz: “O espetáculo parte de um olhar para dentro, de uma visão de nós próprios e do que nos rodeia. Pode ler-se numa das paredes do meu estúdio, do grego: Auto – psia, visão de si mesmo.”
Autópsia tem interpretação de André de Campos, Beatriz Dias, António Bollaño, Catarina Câmara, Marta Lobato Faria e Yonel Serrano.
O espetáculo vai estar disponível on demand na plataforma BOL, em alta resolução e com realização multicâmara, a partir deste sábado, às 21 horas, até à meia noite do dia 30.
Os bilhetes de acesso à sala online do São João têm o custo de 2 euros e permitem uma visualização do espetáculo até três dias após a sua aquisição. Os bilhetes para Autópsia estão à venda aqui.
Centro Educativo regressa às leituras para crianças e jovens
O programa online de Leituras do Centro Educativo do São João está também de regresso em 2021. No primeiro trimestre do ano, os atores da companhia do São João vão ler obras marcantes da literatura e dramaturgia portuguesas, destinadas aos vários anos curriculares.
Já a partir de 26 de janeiro, o Centro Educativo organiza a leitura de Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett, com alunos do 11º ano de escolaridade. Depois, a 23 de fevereiro e a 16 de março, os atores vão protagonizar a leitura de Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, para alunos do 9º ano, e de A Cruzada das Crianças, de Afonso Cruz, para alunos do 6º ano.
As inscrições já estão disponíveis aqui para escolas e aqui para o público em geral.
21 de janeiro de 2021