TNSJ voltou a abrir os bastidores ao público no Dia Mundial do Teatro

No dia simbolicamente dedicado ao teatro, 27 de março, o Teatro Nacional São João voltou a abrir as suas portas ao público, convidando-o a participar num conjunto de iniciativas celebrativas da data.

No TNSJ, o Dia Mundial do Teatro começou com visitas guiadas ao Teatro São João e ao Mosteiro de São Bento da Vitória. Os visitantes puderam descobrir estes dois monumentos nacionais não só enquanto lugares de notável valor arquitetónico, mas como espaços onde o trabalho de palco germina.

À tarde, o TNSJ levantou o véu da sua nova produção própria com um ensaio aberto ao público. Hamlet, de William Shakespeare, com encenação de Nuno Cardoso, estreia-se a 3 de abril no Teatro São João, onde fica em cena até 27 de abril.

A fechar o programa deste Dia Mundial do Teatro, o teatro nacional portuense propôs ainda Variações sobre Hamlet, uma sessão especial das Leituras no Mosteiro, na qual foram lidas duas singulares apropriações do texto de Shakespeare: a paródica leitura de Luis Buñuel, Hamlet – Tragédia Cómica (1927), e A Máquina Hamlet (1977), a demolidora versão do dramaturgo alemão Heiner Müller. A sessão decorreu no Salão Nobre do Teatro São João.

Aqueles que preferiam ver uma peça de teatro puderam assistir, no Teatro Carlos Alberto, a Peregrinação, a partir da obra homónima de Fernão Mendes Pinto. Com encenação e interpretação de Marcelo Lafontana, é um espetáculo de formas animadas especialmente dirigido ao público em idade escolar. Está em cena no TeCA até 4 de abril.

Ao longo do dia, os livros na loja TNSJ puderam ser adquiridos a preços promocionais.

_

31 de março de 2025