CONCURSO INTERNACIONAL PARA A DIREÇÃO ARTÍSTICA

Descrição

TNSJ abre concurso internacional para seleção da sua Direção Artística (2025-2028). A submissão de candidaturas pode ser feita até 13 de novembro.

O Teatro Nacional São João anuncia a abertura de um concurso internacional para seleção da sua Direção Artística para o período 2025-2028. O mandato do atual diretor artístico, Nuno Cardoso, termina a 31 de dezembro.

O júri do concurso, designado pela Ministra da Cultura, é composto por Pedro Sobrado, presidente do Conselho de Administração do TNSJ e presidente do júri; Cláudia Leite, vogal do Conselho de Administração do TNSJ; Alexandra Moreira da Silva, professora na Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris III, investigadora teatral e tradutora; Luísa Costa Gomes, contista, romancista, dramaturga e tradutora; e Salvador Santos, produtor e gestor cultural, tendo sido diretor de Produção do Teatro Nacional D. Maria II e do TNSJ e vogal do conselho de administração do TNSJ entre 2007 e 2015.

As candidaturas estão abertas até ao dia 13 de novembro, sendo selecionados, no máximo, cinco candidatos para posterior entrevista. Para além de um currículo descritivo e detalhado, as candidaturas devem incluir uma carta de motivação e de apresentação programática para o desempenho do cargo, que considere a missão e as orientações estratégicas enunciadas na Carta de Missão do TNSJ anexa ao regulamento do concurso.

Das orientações estratégicas definidas para o quadriénio 2025-2028, salienta-se a valorização da produção própria, a divulgação dos repertórios e o estímulo às novas escritas, a ênfase na formação e na direção de atores, o aprofundamento da responsabilidade social da instituição, a ampliação do raio de ação nacional, o desenvolvimento da vocação internacional e a afirmação de um polo de conhecimento e pensamento.

A direção artística do Teatro Nacional São João é, desde 2019, assumida por Nuno Cardoso. O atual diretor artístico sucedeu no cargo a Nuno Carinhas (2009-2018) e a Ricardo Pais (2002-2009), que acumulou a direção artística do TNSJ com a presidência do Conselho de Administração. Ainda antes de o São João ser convertido em Entidade Pública Empresarial em 2007, Eduardo Paz Barroso (1992-1995), Ricardo Pais (1995-2000) e José Wallenstein (2000-2002) assumiram a direção do então Instituto Público.

De acordo com as alterações aos estatutos dos teatros nacionais, promovidas pelo Ministério da Cultura em 2023, o mandato da nova Direção Artística do Teatro Nacional São João terá a duração de quatro anos, com a possibilidade de duas renovações, por iguais períodos, e a sua designação pela Ministra da Cultura passa a ser precedida de um concurso internacional.

As candidaturas devem ser apresentadas em português ou inglês e submetidas exclusivamente por via eletrónica para o endereço concurso.da@tnsj.pt.

O regulamento do concurso, incluindo a Carta de Missão do TNSJ, está disponível em CONCURSO INTERNACIONAL PARA SELEÇÃO DA DIREÇÃO ARTÍSTICA DO TEATRO NACIONAL SÃO JOÃO.