Descrição
A inspiração para Decalogue of Anxiety nasceu de uma imagem de rebelião do livro Fahrenheit 451, de Ray Bradbury. No mundo distópico descrito pelo escritor norte-americano, a cultura é o pior inimigo da sociedade, os livros são procurados e queimados por “bombeiros” à temperatura referida no título. Mas há um grupo de dissidentes, escondidos nas florestas, que memorizam os grandes textos da humanidade. Decalogue of Anxiety é uma colagem de dez fragmentos, um panorama da literatura mundial, de Platão a Sófocles e Calderón de la Barca, de Dostoiévski a Büchner, Tchékhov e Heiner Müller. Dez atrizes e atores europeus trabalharam estes clássicos num workshop intensivo, sob a direção de Margarita Mladenova e Ivan Dobchev, fundadores do Theatre Laboratory Sfumato, um dos rostos mais visíveis da renovação do teatro búlgaro. Decalogue of Anxiety é uma espécie de Arca de Noé transportando dez rebeldes, que literalmente são os textos que memorizaram.
.
PROGRAMA DE SALA
Galeria
Créditos
direção artística Margarita Mladenova, Ivan Dobchev
dramaturgia Florian Hirsch cenografia e figurinos Elena Ivanova música Hristo Namliev
interpretação Denis Boyer, Aleksandra Corovic, Vasil Duev, Jerome Funk, Bilyana Georgieva, Konstantinos Hadjisavvas, Maria Karamitri, Boris Krastev, Daniel Pinto, Sava Dragunchev
coprodução Theatre Laboratory Sfumato (Bulgária), Théâtre National du Luxembourg (Luxemburgo) colaboração National Theatre of Northern Greece (Grécia)
estreia 24 Jan 2023 Théâtre National du Luxembourg (Luxemburgo) dur. aprox. 1:30 M/12 anos
Espetáculo em línguas portuguesa, inglesa, alemã, francesa, castelhana, grega e búlgara, legendado em português
Sessões
Teatro Carlos Alberto
· sex · 21:00 | ||
· sáb · 19:00 |