Descrição
O Maat Saxophone Quartet apresenta um programa feito de música “nova”. Negarehaye Rangin (“impressões coloridas”, em farsi), escrita para o quarteto pelo iraniano Ramin Amin Tafreshi, inspira-se na música folclórica do Irão, correspondendo cada andamento a uma canção tradicional de uma região do país. Pantomima, de Nuno Lobo, em estreia nacional, colhe inspiração no tema homónimo de Carlos Paredes. Encomendada pelo Maat, a obra integra o projeto do jovem compositor portuense, Renascer, em torno do fado de Coimbra. Seguem-se-lhe duas peças de Shostakovitch rearranjadas para quarteto de cordas pelo compositor russo. O primeiro andamento, Adagio, nasceu de uma ária da ópera Lady Macbeth do Distrito de Mtsensk, e o Allegretto pertence ao balé A Era de Ouro, Op. 22. Em Le Bal, inspirada em O Baile (1983), do realizador italiano Ettore Scola, Thierry Escaich retrata com o seu cunho pessoal vários estilos de dança dos ballrooms de Paris até à década de 1980 – da valsa ao disco, passando pelo slow e pelo tango. O compositor irlandês Ian Wilson escreveu So Softly (“tão suavemente”) depois de alguém se ter referido assim ao tom da sua voz. Obra espacial, que remete para o ritmo da respiração exigido na sua execução, é apresentada numa formação do quarteto diferente da habitual (saxofone alto, saxofone tenor, saxofone tenor, saxofone barítono).
Créditos
Daniel Ferreira (saxofone soprano) Catarina Gomes (saxofone alto) Pedro Silva (saxofone tenor) Mafalda Oliveira (saxofone barítono)
programa Ramin Amin Tafreshi (n. 1992) – Negarehaye Rangin (2020) I. Sozale II. Deylamān III. Kurmanji Dance
Nuno Lobo (n. 1996) – Pantomima (2021)
Dmitri Shostakovitch (1906-75) – Duas Peças para Quarteto de Cordas (1931) I. Adagio II. Allegretto
Thierry Escaich (n. 1965) – Le Bal (2003)
Ian Wilson (n. 1964) – So Softly (1992)
__
organização Antena 2 em parceria com Teatro Nacional São João
dur. aprox. 1:00 M/6 anos
PREÇO ÚNICO: 5,00 €
Sessões
Teatro São João
· qua · 19:00 | PREÇO ÚNICO: 5,00 € |